Volkswagen (Divulgação)
Na madrugada desta terça-feira (4), a Volkswagen – fabricante alemã de veículos –, anunciou a chegada de sua Kombi elétrica ao Brasil, a ID.Buzz. Para lançar o veículo, a empresa construiu uma propaganda com a participação de Maria Rita e sua mãe, Elis Regina, falecida em 1982 e inserida na campanha através de inteligência artificial.
Na campanha, ambas dirigem kombis da Volkswagen – Elis dirige a clássica e Maria a ID.Buzz –, e cantam a música “Como Nossos Pais”, composta por Belchior e eternizada por Elis. O slogan que a marca escolheu foi: "Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração".
Divulgada nas redes sociais da marca, a propaganda foi exibida pela primeira vez na comemoração de 70 anos da Volkswagen, realizada no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A técnica utilizada para inserir Elis Regina na propaganda é chamada de “deep fake”, em que a inteligência artificial é utilizada para criar imagens, geralmente rostos, de maneira realista. A agência responsável pela realização do deep fake foi a AlmapBBDO.
A gerente executiva de Marketing e Comunicação da Volkswagen do Brasil, Livia Kinoshita, fala sobre a produção da campanha:
— A junção de ferramentas com a ajuda de uma tecnologia de redes neurais artificiais possibilitou criar uma mistura perfeita entre o rosto real da dublê e a imagem recriada de Elis; a ação usa a voz original da cantora.
De acordo com Livia, esse é um presente que a Volkswagen oferece em sua celebração de 70 anos, “um dos maiores encontros intergeracionais da música e dos automóveis”.